“Acoisas só fazem sentido quando você olha para trás.”
Começou a trabalhar na Capco e retornou à Capco: | Ano de 2018 – Retornou em 2021 |
Função: | Consultor Chefe |
Principais funções/competências: | PM, PO, BA e UX |
Por que voltei a trabalhar na Capco: | Objetivo de Vida |
Olá, família CAPCO! Estou feliz em poder falar sobre a melhor decisão que tomei em 2021: voltar para a Capco.
Entrei na Capco em outubro de 2018 para participar de um projeto grande e ousado aqui no Brasil. Na época, entrei como Consultor (CO) e estava empolgando para participar do Programa de Transformação Digital e, ao mesmo tempo, contribuir com meus pontos de vista analíticos e background em produtos digitais. Mas não esperava encontrar um número tão grande de pessoas altamente qualificadas e dispostas, não apenas em compartilhar conhecimento e suas visões únicas, mas também focadas em formar uma equipe de consultores profissionais. Gostaria de destacar especialmente o trabalho de Chris Rahnejat, Gerhardt Scriven, Camille Ocampo e Alessandro Corsi.
No final do segundo trimestre de 2020, fui convidado para trabalhar em outra empresa e participar do processo de IPO. Minha função era gerenciar duas equipes responsáveis pelos novos produtos da empresa referentes à modernização do ambiente analítico e com o objetivo de implementar deep learning em larga escala. Era um desafio enorme e a maior parte da experiência que adquiri na Capco envolveu aprender a trabalhar em ambientes complexos e tomar as decisões certas. Quando estamos em uma consultoria enfrentando batalhas diárias, pode não parecer, mas é possível identificar imediatamente pessoas com experiência em consultoria, bem como seus processos mentais metódicos.
Embora eu tenha aproveitado o tempo em que estive fora da Capco, senti falta dessa cultura de sempre superarmos nosso padrão de excelência. Conceitos como “thought leadership” e “consultor de confiança” adquiriram significados totalmente novos para mim durante esse hiato. Enquanto estive “do lado de fora”, pude entender a importância do nosso trabalho diário para transformação dos negócios. Quando entendi isso, não conseguia pensar no futuro e me imaginar em uma profissão fora da área de consultoria.
Voltei a trabalhar na Capco em maio de 2021, muito mais empolgado com o trabalho de consultoria, porém mais humilde do que quando entrei em 2018. Desde então, trabalhei em três projetos diferentes. O mais recente foi um projeto de transformação operacional no qual estamos revisando, mapeando e automatizando processos para equipes financeiras, comerciais, jurídicas e tributárias.
Além da minha carreira de sucesso, sinto-me verdadeiramente abençoado por ser pai de duas garotinhas. Uma delas nasceu em 2020 e a outra está na reta final para vir ao mundo. Poder escolher minha trajetória profissional e trabalhar ao lado de pessoas brilhantes durante o dia e estar com minhas incríveis filhas e esposa à noite faz com que eu me sinta muito privilegiado. Quando olho para trás, finalmente tudo faz sentido: é ótimo estar de volta.